terça-feira, 28 de outubro de 2008

Todos os dias, uma formiguinha chegava muito cedinho ao seu escritório e agarrava-se á força toda no trabalho.
A formiga era produtiva e feliz.

O gerente, o marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. E colocou no lugar uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência como supervisora.
A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga.
Rapidamente a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefónicas.
O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências, para serem mostradas nas reuniões. A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora a cores.
Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a lamentar-se de toda aquela movimentação de papéis e reuniões! O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava. O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar uma carpete nova no seu escritório e comprar uma cadeira especial.
A nova gestora cigarra também precisou de um computador e de uma assistente (a sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia ficava mais chateada. Então, a cigarra convenceu o gerente marimbondo que era preciso fazer um estudo de clima.
Mas, o marimbondo, ao rever os valores do departamento, deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes, e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação.
A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía: Há muita gente nesta empresa!

E adivinha quem é que o marimbondo decidiu demitir?
A formiga, claro, porque ela andava muito "desmotivada e aborrecida"…


Já viu este filme antes?

Pois é… É a realidade do trabalho!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais real não poderia ser :)
1abraço